Saiba mais sobre a cirurgia ortognática: procedimento que pode ser o melhor para sua saúde e autoestima.
Já vimos aqui no blog que a má posição dos dentes na arcada dentária prejudica a alimentação, respiração, fala e autoestima, lembra? Aprendemos que os dentes tortos podem resultar do uso de acessórios bucais ou da genética, e que a ortodontia é necessária para alinhar o sorriso.
Mas na leitura de hoje, a Dra Paula Goulart, dentista do Grupo Mais Sorriso, nos explica como resolver a má oclusão (encaixe inadequado das arcadas) quando o problema está nos ossos, e não dos dentes. Ficou em dúvida? Acompanhe abaixo os esclarecimentos. 😊
O que é e para que serve a cirurgia ortognática?
De acordo com Dra Paula, este tipo de cirurgia corrige a posição de ossos da face. Se eles estão mal posicionados, a mandíbula e o maxilar interferem na oclusão dentária e na simetria do rosto. É o que acontece quando a arcada superior ou inferior se projeta para frente, aumentando a arcada superior ou o queixo em relação ao tamanho da boca. Você vive esse problema ou conhece alguém com ele?
A especialista afirma que “é importante corrigir os problemas nos ossos para que não afetem a articulação temporomandibular (ATM), os tecidos da face, respiração, funções da fala, mastigação e estética facial. Os pacientes podem se beneficiar muito da melhora na autoestima após a cirurgia ortognática.”
Ainda de acordo com ela, “durante a adequação funcional dos ossos da face, que também podem ser do nariz, a cirurgia não acontece isoladamente. O tratamento ortodôntico cirúrgico, do qual faz parte a cirurgia ortognática, é combinado com o uso de aparelho dental antes ou depois da cirurgia, de acordo com cada caso.”
Quando é necessário fazer a cirurgia ortognática?
“Ela é recomendada para casos em que a má posição dos ossos da face afeta a alimentação, articulação das palavras, respiração e autoestima do paciente. Na maioria dos casos, os problemas no posicionamento dos ossos são causados durante a fase de crescimento e, se negligenciados, podem levar ao desgaste da ATM, entre outros”, explica Dra Paula.
E como funciona a cirurgia?
É bem simples, você pode ficar tranquilo. 😊
“A cirurgia ortognática segue algumas etapas, começando pela preparação, que pode durar até mais de um ano e será acompanhada de perto pelo dentista. Ele vai tentar corrigir a posição dos ossos e a função mastigatória primeiro com aparelhos ortodônticos que podem colaborar com os resultados da cirurgia.”, responde a dentista do Grupo Mais Sorriso.
E ela completa dizendo que “antes do procedimento cirúrgico, são necessários alguns exames laboratoriais típicos. O próximo passo é o planejamento virtual para que a cirurgia seja eficaz. Depois disso, a ortognática é realizada por dentro da boca e o cirurgião movimenta sutilmente os ossos sem deixar cicatriz. A cirurgia pode levar mais tempo, mas a média de duração é de apenas 3 horas.”
Este procedimento requer bastante atenção e minúcia, por isso recomendamos seguir à risca as recomendações do dentista, que pode te encaminhar para um cirurgião especializado.
Existem contraindicações?
“Apenas em caso de distúrbios sistêmicos que impedem o uso de anestesia geral”, acrescenta a profissional.
E o tratamento após a cirurgia?
Nessa etapa, você já está bem perto do seu melhor sorriso. 😊
Dra Paula finaliza explicando que “a recuperação da cirurgia ortognática é tranquila, mas inclui algumas restrições alimentares e bastante repouso, por pelo menos duas semanas. Inicialmente, o paciente irá se alimentar só de líquidos, fazendo a transição para alimentos pastosos e sólidos devagar, de acordo com as orientações do dentista. Atividades físicas estão liberadas após cerca de seis meses. Para o sucesso do procedimento, é indispensável que o paciente cuide de seu pós-operatório e continue usando o aparelho ortodôntico, se necessário. A cirurgia ortognática pode ser a melhor escolha para a qualidade de vida e autoestima dos pacientes.”
Gostou do texto? Semana que vem tem mais. Agora que você sabe mais sobre a cirurgia ortognática, compartilhe o conteúdo com seus amigos.
Que tal aproveitar e agendar sua avaliação na Clínica Dentista do Povo? Estamos bem pertinho de você.