Clínico Geral

Responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca, maxilares e todas as suas estruturas anexas. O clínico geral faz a primeira análise do quadro do paciente e, de acordo com adversidade, indica para um profissional especializado.

Aparelhos Odontológicos

O aparelho odontológico fixo é composto por bráquetes, tubos e anéis que suportam o arco metálico responsável por facilitar a movimentação dentária. Ele não necessita da ajuda do paciente. Já o aparelho removível é moldado para encaixar na boca e necessita da ajuda do paciente. Neste caso são feitas pequenas movimentações dentárias, utilizadas nas correções de alterações ósseas.

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Cirurgia

Além da extração dentária simples, existem três outras categorias:

Extração de dentes inclusos: Quando o dente, por alguma dificuldade, não consegue erupcionar (nascer). Esse fato ocorre geralmente com os dentes molares (dentes do siso) e é detectado através de Raio-X. Durante o procedimento, o dentista precisa removê-lo através de uma pequena cirurgia feita em consultório.

Extração de fragmentos: Quando alguma parte do dente (raiz) fica presa dentro do osso ou gengivas.

Extração de tumores: Odontomas por exemplo. Dentes supranumerários e extranumerários

Clareamento

O clareamento dental pode ser realizado basicamente de duas maneiras: acompanhado por um dentista ou de modo caseiro. Todos os diferentes tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel para clarear o dente, quanto maior a concentração do gel, mais rápido pode ser realizado o clareamento.

Implantes dentários

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Tratamento de Canal (Endodontia)

Especialidade que previne e trata as enfermidades ocorridas na polpa central. Em caso de tratamento, o tecido mole (chamado polpa) é substituído pelo material obturador.

A endodontia também restabelece a normalidade dos tecidos pulpares por meio de curetagem pulpar, pulpotomia, pulpectomia ou tratamento cirúrgico.

Restaurações / Facetas em Porcelana (Dentística)

Área odontológica que recupera, através da restauração e construção, a forma e a função dos dentes prejudicados por cáries ou traumas.

Atua também na modificação estética de dentes através de facetas de porcelana. As facetas são posicionadas na parte frontal dos dentes anteriores e não amarelam com o tempo, proporcionando um resultado estético satisfatório e um aspecto bucal saudável.

Tratamento para Crianças (Odontopediatria)

Especialização da odontologia que cuida de crianças e adolescentes. O objetivo é cuidar e preservar os dentes de leite que possuem importantes funções no desenvolvimento dos ossos da face, preservando o espaço para os dentes permanentes, não permitindo a redução do arco dentário, nem a disfunção na articulação da mandíbula, no desenvolvimento da fala e na mastigação dos alimentos.